segunda-feira, 2 de julho de 2018

COMO LIDAR COM O MAL?


Vivemos num momento ABSOLUTAMENTE ÚNICO na história deste mundo. Porque "a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5:8), "os demónios [que] creem e tremem" (Tiago 2:19) multiplicam, de forma exponencial, os seus ataques contra "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama", precisamente com o objetivo de retirar TODAS essas virtudes do "pensamento" de cada ser humano (ver: Filipenses 4:8).

Por conseguinte, O MAL ABUNDA, cada vez mais, à nossa volta! E embora este facto nos deva PREOCUPAR (como não poderia deixar de ser, para pessoas de bem!), todavia, esse mesmo facto não nos deveria SURPREENDER, pois o nosso Senhor Jesus Cristo assim o previu, dizendo que a iniquidade se multiplicaria (ver: Mateus 24:12). E o apóstolo Paulo, de forma detalhada, enunciou os pecados que se tornariam mais frequentes "nos últimos dias" (ver: 2 Timóteo 3:1-5).

Não só o mal abunda, difunde-se e aumenta na sociedade em geral, mas também (e infelizmente!) dentro da própria Igreja de Deus na terra. Este fenómeno, contudo, NÃO É ORIGINAL, pois SEMPRE, ao longo da história humana, o povo de Deus se deixou INFLUENCIAR, mais ou menos, pela sociedade circundante! E alguns se deixaram influenciar de tal forma, que acabaram por APOSTATAR e unir-se àqueles que, a pouco e pouco, resolveram imitar (talvez, até, de forma inconsciente, no início).

A grande questão que nos deve preocupar não deve ser, por conseguinte, tentar suster a "maré" de iniquidade que varre o mundo como um maremoto (ou tsunami). Tentar impedir essa "maré" de iniquidade, seria tão ineficaz e até perigoso, como seria tentar impedir um maremoto literal, de ter lugar!

Fácil é compreendermos que a melhor forma de escapar ao efeito devastador de um tsunami, não é enfrentá-lo (com uma pretensa e ESTÚPIDA "coragem"), mas sim [o quê?]... FUGIR DELE!

Por essa razão, totalmente LÓGICA, o apóstolo Paulo, depois de descrever a CONDIÇÃO ABSOLUTAMENTE IMORAL do mundo, "nos últimos dias", afirmou isto: "FOGE TAMBÉM DESTES" (2 Timóteo 3:5). "Destes", de quem? Precisamente daqueles que Paulo mencionou anteriormente (v. 1 a 5).

Tal conselho, contudo, NÃO É NOVO, nas Escrituras. Já nos tempos do Antigo Testamento, tal conselho era válido. Reparem, então, nos seguintes conselhos:


"Bem-aventurado o homem que NÃO ANDA no conselho dos ímpios, NÃO SE DETÉM no caminho dos pecadores, NEM SE ASSENTA na roda dos escarnecedores." (Salmos 1:1);

"NÃO ENTRES na vereda dos perversos, NEM SIGAS pelo caminho dos maus. EVITA-O; não passes por ele; DESVIA-TE dele e PASSA DE LARGO;" (Provérbios 4:14-15).

Por algum tempo, os descendentes de Sete SEGUIRAM ESSES CONSELHOS (que, apesar, de não estarem ainda escritos, eram certamente conhecidos do POVO DE DEUS dessa época):

"Durante algum tempo, as DUAS CLASSES ["os descendentes de Sete", que representavam A LINHAGEM SANTA, e os descendentes de Caim, que representavam A LINHAGEM DA SERPENTE - ver: Génesis 3:15] permaneceram separadas. A descendência de Caim, espalhando-se a partir do lugar em que a princípio se estabeleceu, dispersou-se pelas planícies e vales onde os filhos de Sete tinham habitado, e os últimos, PARA ESCAPAREM DA SUA INFLUÊNCIA CONTAMINADORA, RETIRARAM-SE PARA AS MONTANHAS, e ali estabeleceram o seu lar. ENQUANTO DUROU ESTA SEPARAÇÃO, mantiveram o culto a Deus na sua pureza. Mas, com o correr do tempo, arriscaram-se pouco a pouco a MISTURAR-SE COM OS HABITANTES DOS VALES [isto é, com a descendência ÍMPIA de Caim]. Esta associação produziu os piores resultados. "Viram os filhos de Deus [isto é, os homens da descendência de Sete] que as filhas dos homens [isto é, as mulheres da descendência de Caim] eram formosas". Os filhos de Sete, atraídos pela beleza das filhas dos descendentes de Caim [pergunto: será que as mulheres, que eram da descendência de Sete não seriam igualmente "formosas", isto é, mulheres que possuíam atraentes formas? Certamente que SIM! Mas, então, perguntar-se-á: PORQUE RAZÃO os "filhos de Deus" se deixaram, antes, atrair pelas "filhas dos homens" e não pelas filhas de Deus? Porque aquelas certamente evidenciavam mais claramente as suas formas, isto é, a sua silhueta feminina, do que estas, que certamente se vestiam de forma MAIS MODESTA que aquelas], DESAGRADARAM AO SENHOR, CASANDO-SE COM ELAS. Muitos dos adoradores de Deus [os descendentes de Sete] foram levados ao pecado pelas SEDUÇÕES que estavam agora constantemente à sua frente, e perderam o seu caráter peculiar e santo. MISTURANDO-SE COM OS DEPRAVADOS, tornaram-se semelhantes a eles, no espírito e nas ações; as restrições do sétimo mandamento eram desatendidas, "e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram". Os filhos de Sete "entraram pelo caminho de Caim" (Judas 11); fixaram a mente na prosperidade e alegria mundanas, e negligenciaram os mandamentos do Senhor. Os homens "não se importaram de ter conhecimento de Deus"; "em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato obscureceu-se". Por isso, "Deus os entregou a um sentimento perverso". (Romanos 1:21, 28). O pecado propagou-se largamente na Terra, como uma lepra mortal." (Ellen White, Patriarcas e Profetas, págs 60 e 61 da edição da Publicadora Servir, Portugal). E devido a essa CORRUPÇÃO GENERALIZADA do mundo (ver: Génesis 6:5-6), o Espírito Santo deixaria de agir "no homem" (Génesis 6:3), e o SENHOR teria que o destruir por um dilúvio (Génesis 7:10).

Acaso, neste momento, vem à vossa memória estas palavras proferidas por Jesus: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:37; Lucas 17:26)? Sim, a CAUSA FUNDAMENTAL que contribuiu para a DEGRADAÇÃO do povo de Deus, "nos dias de Noé", É EXATAMENTE A MESMA CAUSA FUNDAMENTAL que contribui para a DEGRADAÇÃO do povo de Deus nos dias [que antecedem a segunda] "vinda do Filho do homem", isto é, HOJE!!!

"O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; NADA HÁ, POIS, NOVO DEBAIXO DO SOL." (Eclesiastes 1:9). Por conseguinte, o CONSELHO DIVINO para uma SEPARAÇÃO DOS ÍMPIOS é TÃO VÁLIDO, hoje, como o foi desde o início da história do pecado neste mundo, e o será até ao fim dessa mesma história do pecado neste mundo, isto é, enquanto "os FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO" (1 João 3:10) habitarem neste mundo:

"Não vos ponhais em JUGO DESIGUAL com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. POR ISSO, RETIRAI-VOS DO MEIO DELES, SEPARAI-VOS, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e Eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." (2 Coríntios 6:14-18).

Querem ser recebidos/as pelo "Senhor Todo-Poderoso" como Seus "filhos e filhas"? SE esse é o caso, ENTÃO procurem, EM PRIMEIRO LUGAR, "[RETIRAR-SE] ou [SEPARAR-SE]" dos "incrédulos", isto é, daqueles que andam em "trevas", porque andam em comunhão com os "ídolos" e, deste modo, com "o Maligno"! Quando assim procederem, então, nesse momento, e somente nesse momento, Deus dirá: "Eu vos receberei" e "serei vosso Pai".

( fonte )

Sem comentários:

Enviar um comentário