quarta-feira, 11 de julho de 2018

ANÁTEMA, UMA MALDIÇÃO EVANGÉLICA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gálatas 1:6-12
1. Por que há muitas religiões diferentes seguindo a mesma Bíblia? Porque o evangelho verdadeiro é fácil de ser adulterado.
2. Por que as igrejas evangélicas tem doutrinas tão diferentes? Por que o evangelho bíblico é fácil de ser manipulado por ignorantes.
3. Por que há tantas discussões sobre temas bíblicos? Porque o evangelho é muito fácil de ser falsificado para enganar as pessoas e há muitas pessoas enganadas.
I.   ANÁTEMA E SEU SIGNIFICADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO E EM GÁLATAS 1:8-9
1. Anátema no Antigo Testamento: Na Septuaginta (LXX), o Antigo Testamento traduzido do hebraico para o grego, "anátema" era uma referência aos animais que deveriam ser mortos (Levítico 27:29); posteriormente passou a significar "condenado" (Josué 6:17) e "amaldiçoado" (Josué 7:12).
2. Anátema no Novo Testamento: Contemporâneos de Paulo usaram o vocábulo anátema como maldição (Atos 23:14).
3. Anátema nos escritos paulinos: O apóstolo Paulo usa o termo anátema com o sentido de pronunciar uma maldição sobre alguém ou colocar alguém sob maldição (Romanos 9:3; I Coríntios 16:22; Gálatas 1:8-9).
II. ANÁTEMA É QUEM FALSIFICA O EVANGELHO – Gálatas 1:6-8
1. Pessoas que falsificam o evangelho fazem com que os crentes abandonem a graça de Cristo para seguir suas próprias interpretações deturpadas.
2. Pessoas que anunciam outro evangelho ou mesmo um evangelho além da Bíblia deve ser anátema:
a) Anátema seja o pregador que na igreja, ou na praça, ou no rádio ou televisão manipular o evangelho anunciado por Cristo e pelos apóstolos.
b) Anátema seja o pastor ou padre que pregar o evangelho misturado com psicologia, filosofia ou tradições humanas.
c)  Anátema seja até mesmo se um anjo aparecer a alguém com evangelho adulterado.
3. Pessoas com grande poder religioso podem usar o exorcismo, a revelação, a cura (Mateus 7:22-23), a popularidade (Mateus 24:11) e sinais e milagres (Mateus 24:24) para enganar multidões com seu evangelho adulterado.
III. ANÁTEMA É QUEM PREGA O EVANGELHO FALSIFICADO – Gálatas 1:9-12
1. A maioria dos pregadores da atualidade torna o evangelho agradável às pessoas a fim de terem igrejas e bolsos cheios, que sejam anátemas!
2. A maioria dos pregadores da atualidade explora o evangelho para explorar as pessoas usando a persuasão e anunciando um evangelho segundo os homens, que sejam anátemas!
3. A maioria dos pregadores da atualidade não busca aprender da revelação de Jesus Cristo; mas movidos pela ganância e popularidade aprendem de estrategistas, marqueteiros, livros de auto-ajuda e administradores empresariais, que sejam anátemas!
CONCLUSÃO:
1. A mensagem do apóstolo Paulo não é palatável, devido a uma grande onda de falsificadores do evangelho em todo canto do mundo.
2. A mensagem do apóstolo Paulo não é apreciável, devido à familiaridade de grandes multidões interessadas num evangelho antropocêntrico (focado no ser humano), e não teocêntrico (focado em Deus).
a)   As pessoas querem um Jesus servo, não um Senhor Jesus.
b)  As pessoas querem um Jesus guarda-costas, não um Salvador.
c)   As pessoas querem um Jesus liberal, não um modelo moral a ser seguido.
3. A mensagem de Paulo não é agradável, porque seu objetivo não é agradar pessoas, mas a Cristo; ele não desejava ser reconhecido na terra, mas no Céu.
APELO:
1. Cuidado com o evangelho que você ouve! Estude bem a Bíblia para que ninguém te engane!
2. Cuidado com os comentaristas ou livros evangélicos que você lê! Conheça bem a Bíblia para que nem mesmo um anjo de engane!
3. Cuidado para não pregar um evangelho manipulado, adulterado e falsificado! Cuidado para não ser usado pelo grande enganador (Satanás). Permita que o verdadeiro Espírito Santo te use!
Pr. Heber Toth Armí
( Fonte )

Sem comentários:

Enviar um comentário